PARCERIA DE SUCESSO - ARTEGÁS PROJETOS E SERVIÇOS X HOSPITAL MILITAR DO RECIFE

22/04/2016 08:00

ARTEGÁS PROJETOS E SERVIÇOS uni-se com o HOSPITAL MILITAR DO RECIFE parceria de ampliação do sistema de fornecimento de gás GLP para atender a cozinha industrial.

 

Em 19 de julho de 1817, o Governador da Província de Pernambuco, Capitão General Luiz do Rego Barreto, autorizou o início das atividades de um Hospital Militar, que utilizou, inicialmente, o pavimento térreo e o primeiro andar do lado norte do Convento do Carmo. O hospital recebeu os doentes militares que se encontravam no Hospital da Misericórdia de Olinda e teve como seu primeiro Diretor o Físico-Mor Dr. José Joaquim de Carvalho.

Um dos integrantes desse Hospital Militar, o Dr. José Eustáquio Gomes, estabeleceu uma escola de cirurgia, que formou “habilíssimos e distintos facultativos”, conforme linguajar daquela época.

Em 1820, foram instituídos, por Decreto, os Hospitais Militares no Brasil e, como tal, foi incluído o Hospital Militar de Pernambuco.

Em 1832, por força de imposição regulamentar, o Hospital Militar de Pernambuco foi transformado em Hospital Regimental e transferido para um edifício junto à Igreja da Soledade.

Em 1844, os recursos dos Hospitais Regimentais existentes na guarnição foram incorporados em um único Hospital Militar, que passou a ser denominado Hospital Militar da Corte.

O movimento conhecido como Revolta Praieira, ocorrido em 1848, representou um grande desafio para o Hospital Militar da Corte, pois suas acomodações ficaram superlotadas de feridos.

Seis anos depois, em 1854, o Ministro da Guerra determinou a construção de um edifício para o Hospital Militar da Corte, cuja localização ficou definida como sendo o terreno situado no fundo do aquartelamento da Rua do Hospício.

 

ARTEGAS © 2012 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BY ARTEGÁS