Ultragaz

10/10/2014 08:40

 

 

OPERAÇÕES

Fundada em 1937, a Ultragaz foi a primeira distribuidora de GLP do Brasil. Maior distribuidora de GLP no Brasil com 24% de participação de mercado e uma das maiores distribuidoras independentes do mundo, a Ultragaz distribui GLP a aproximadamente 11 milhões de domicílios no segmento envasado e mais de 46 mil clientes no segmento granel. A Ultragaz atua nacionalmente, distribuindo GLP envasado a consumidores residenciais por meio de lojas de varejo próprias e de terceiros, bem como por meio de sua frota de caminhões, com venda porta a porta ou através de entrega programada.

Em outubro de 2011, a Ultragaz adquiriu o negócio de distribuição de GLP da Repsol no Brasil. A aquisição da Repsol Gás Brasil fortalece o negócio de GLP a granel da Ultragaz, segmento em que foi pioneira e tem posição de destaque, possibilitando ganhos de escala em logística e gestão, além de melhor posicionamento para o crescimento no segmento granel, cuja evolução de volumes é correlacionada à progressão do PIB.

A Ultragaz possui as seguintes vantagens competitivas para sua atuação no mercado de GLP:

  • Escala operacional eficiente
  • Forte reconhecimento da marca e fidelidade do cliente
  • Rede exclusiva e eficiente de distribuição, com aproximadamente 4,8 mil distribuidores independentes
  • Pioneira e líder no segmento granel com o UltraSystem

^ Topo

DISTRIBUIÇÃO E MARKETING

As operações da Ultragaz são divididas entre os canais de venda envasado e granel. A empresa atua nesses dois segmentos com estratégias de distribuição diferentes, de modo a capturar as oportunidades de cada mercado.

O armazenamento de GLP é realizado em grandes tanques instalados em suas bases. As unidades de envasamento primárias recebem GLP diretamente via gasoduto enquanto as unidades de envasamento secundárias são abastecidas por caminhões. No caso de vasilhames, o GLP é bombeado dos tanques de armazenamento para os carrosséis de engarrafamento, que abastecem os vasilhames de GLP. No caso de GLP a granel, o GLP é bombeado dos tanques de armazenamento diretamente para os caminhões-tanque.

A distribuição de GLP envasado, utilizado principalmente em residências como gás de cozinha, inclui vendas em domicílio e por meio de lojas de varejo, através do sistema de distribuição da Ultragaz e revendedores autônomos, utilizando vasilhames de 13 kg padronizados pela ANP. Os vasilhames da Ultragaz são pintados na cor azul, um importante elemento do reconhecimento da marca Ultragaz. No passado recente, a evolução dos volumes do mercado envasado de GLP no Brasil tem sido determinado pelo aumento de domicílios consumidores de GLP e do crescimento da renda da população.

A distribuição de GLP a granel, utilizado no setor comercial principalmente como gás de cozinha e para aquecimento de água em shopping centers, hotéis, condomínios, restaurantes, lavanderias e hospitais, é feita com tanques de aproximadamente 190 kg instalados nos estabelecimentos dos clientes. Desde 1997, a Ultragaz opera instalações de granel de pequeno e médio porte e em caminhões de tecnologia bob-tail para distribuição do GLP, compondo o sistema de distribuição denominado UltraSystem. Os caminhões da Ultragaz abastecem diretamente recipientes instalados nos estabelecimentos destes consumidores, em um processo ágil, seguro e econômico.

 

ARTEGAS © 2012 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por BY ARTEGÁS